Jason Miller perseguido por Moraes, celebra nova política de Marco Rubio contra censores
Jason Miller destaca ação de Marco Rubio contra censores estrangeiros e ironiza Moraes
O conselheiro político norte-americano Jason Miller, conhecido por sua atuação junto ao presidente Donald Trump, voltou ao centro do debate hoje 28/05/2025, após compartilhar uma publicação do senador Marco Rubio. A postagem traz um forte posicionamento do governo dos Estados Unidos contra autoridades e estrangeiros que promovem ações de censura contra cidadãos americanos, dentro e fora do território nacional.
Na publicação feita na rede social X (antigo Twitter), Jason Miller ironizou o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, sugerindo que o brasileiro se encaixaria na nova diretriz anunciada por Rubio. “Compartilhe isso com alguém que vem imediatamente à sua mente quando você lê isso. Olá @Alexandre!”, escreveu o assessor político.
Marco Rubio propõe medidas contra censores
O senador Marco Rubio foi enfático ao apresentar a proposta. Segundo ele, “estrangeiros que trabalham para minar os direitos dos americanos não devem ter o privilégio de viajar para o nosso país”. A medida se aplica a autoridades de qualquer lugar do mundo que promovam ações de censura contra cidadãos dos Estados Unidos, em especial em temas ligados à liberdade de expressão e aos direitos fundamentais.
O conselheiro de Trump Jason Miller, foi impedido de deixar o Brasil durante uma visita em 2021, por decisão do ministro Alexandre de Moraes. Na época, Miller foi convidado a participar da conferência da Ação política conservadora, evento organizado por Eduardo Bolsonaro. Mas Jason Miller foi retido no aeroporto por determinação judicial, sob alegações que não ficaram claramente explicadas à comunidade internacional.
Liberdade de expressão em pauta
A proposta de Marco Rubio evidencia uma nova postura das autoridades americanas diante de casos de censura promovidos por governos estrangeiros. O tema vem ganhando espaço nas discussões diplomáticas, especialmente quando envolve figuras públicas do governo Trump como Jason Miller, que se tornou símbolo da resistência a esse tipo de conduta.
Além de Jason Miller e Marco Rubio, outros líderes políticos norte-americanos vêm apoiando a ideia de impor restrições a agentes públicos estrangeiros envolvidos em violações à liberdade de expressão. A discussão promete se intensificar nas próximas semanas ou meses, com possíveis impactos nas relações entre países.
Com o avanço de medidas como a proposta por Marco Rubio, cresce a expectativa de que ações vistas como autoritárias pelo governo americano, sejam respondidas com firmeza em nível internacional.
Publicar comentário